Localizado no que uma vez foi uma terra sem dono entre os setores de Israel e Jordânia de Jerusalém, o distrito de Mamilla forma a conexão entre as cidades antiga e nova. Neste distrito, o Mamilla Hotel é uma praça urbana do século XV, surgindo em meio a rede de vielas que conectam as cidades muradas e novas de Jerusalém.
O projeto de Mansilla Hotel combina a malha do antigo com o moderno, uma estratégia representativa de sua localização entre a cidade velha e a cidade nova. As paredes do hotel são revestidas em limestone tradicional de Jerusalém e as coberturas são com telhas em terra cota, criando uma continuidade material com os edifícios históricos do entorno.
Dentro do hotel, um fundo pareado, estética minimalista que contextualiza e enquadra a arquitetura histórica de Jerusalém. As paredes de alvenaria de aparência rústica encontram-se com as paredes de mesmo material em grandes blocos lisos. Por contraste, uma caixa escultural metálica marcante se move por meio da abertura de iluminação do átrio central entre os pisos de concreto.
O hotel de 194 quartos foi projetado em conjunção com o renomado designer italiano Piero Lissoni.